Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Inscrições abertas para o 8º CBCSHS

Identidade visual tem foto de Eduardo Mourão e expressa esteticamente a construção compartilhada do bem viver

João Pessoa vai receber em setembro a oitava edição do Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco. O encontro vai reunir, de 26 a 30 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba, estudantes, professores, pesquisadores, comunicadores, especialistas em políticas públicas, profissionais e trabalhadores da saúde, gestores e técnicos da saúde, além de militantes de movimentos sociais e de entidades da sociedade civil atuantes na área da saúde.

O tema “Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem viver e o SUS” vai promover um amplo debate sobre o valor da igualdade: “Nossa proposta é tornar o diálogo acadêmico cada vez mais inclusivo e plural, fazendo caber nossas diferenças nas mesas redondas e demais espaços da programação científica, em busca de maior horizontalidade nas relações” pontua a mensagem de boas vindas feita pela Coordenação da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, no site do Congresso.

A construção compartilhada do bem viver e o SUS

O tema escolhido mantém a continuidade do movimento reflexivo já anteriormente presente na Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco que organizou o sétima edição do encontro: “Vale ressaltar que o 8º CBCSHS acontecerá na comemoração dos 40 anos da Abrasco. A luta pela democracia e o movimento da Reforma Sanitária colaboraram para a constituição da área de Saúde Coletiva, inclusive da associação científica que a representa. Eixo estruturante dessa criação, as Ciências Sociais e Humanas em Saúde contribuem para transformar crise em debate na atual conjuntura política e institucional do Brasil, aliando-se de modo dialógico, crítico e construtivo nos enfrentamentos em defesa da vida (…) Os imensos obstáculos estruturais e conjunturais do Brasil estão desmontando o caráter público, universal e gratuito do SUS, colocando em risco direitos sociais conquistados há mais de 30 anos. Portanto, torna-se fundamental resistir às políticas de austeridade, no Brasil e no mundo, e avançar na construção compartilhada do bem viver, construindo pensamentos e ações que expandam a cidadania e os modos emancipatórios de cuidar e participar em saúde” diz a Comissão no site oficial do Congresso.

A história dos Congressos de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco

A abordagem das diferentes matizes do pensamento social brasileiro e mundial e das diversas compreensões sobre o processo saúde-doença-cuidado, ao longo da história bem como na contemporaneidade, tem sido o foco central do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Seu marco de lançamento foi o I Encontro de Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, de 1993, transformado em Congresso dois anos depois. As demais Ciências Humanas foram incorporadas em sua terceira edição, em 2005, quando ampliou a abordagem temática, sempre em busca de uma perspectiva transdiciplinar e inovadora.

Curitiba recebeu o 1º CBCSHS em 1995, a seguir foi a capital paulista, em 199, a sediar o encontro. Depois Florianópolis foi palco, em 2005, da terceira edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Então, Salvador recebeu o congresso de número 4, em 2007 e a seguir o congresso retornou para São Paulo – quando em 2011 já contava com a sua quinta edição. Em 2013 a Universidade do Estado do Rio de Janeiro na capital fluminense foi o palco da sexta edição e o mais recente CBCSHS aconteceu em Cuiabá, no segundo semestre de 2016.

Inscrições e primeiro vencimento para inscrições com desconto

As inscrições para o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco estão abertas. Até o dia 2 de abril é possível pagar valores promocionais, confira:

Profissional Associada/o
190,00

Profissional Não Associada/o
420,00

Pós-Graduanda/o Associada/o
150,00

Pós-Graduanda/o Não Associada/o
350,00

Graduanda/o Associada/o
100,00

Graduanda/o Não Associada/o
240,00

Integrante de Movimento Social
100,00

As inscrições na categoria de Associado da Abrasco serão aceitas, exclusivamente, mediante confirmação da quitação da anuidade. Não é necessário enviar comprovante de pagamento. Inscrições nas categorias de Estudante serão aceitas, exclusivamente, mediante o envio do comprovante de matrícula ou declaração da Instituição de Ensino para o e-mail inscricao2019@cshs.com.br – aos cuidados de Tactiana. Saiba aqui como associar-se à Abrasco ou renovar a sua anuidade.

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: