Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Artigo em destaque: Educação Interprofissional em Saúde no Programa Mais Médicos

A mais recente edição da Revista Interface Comunicação, Saúde, Educação vol. 22 (Suppl 2) 2018 apresentou uma coletânea de artigos, debates e relatos de experiência sobre Educação Interprofissional em Saúde (EIP) e sua relação com o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.

No editorial, os autores apontaram que a lógica uniprofissional da formação em saúde no Brasil precisa ser revista para contribuir no desenvolvimento de competências profissionais colaborativas e dessa maneira fortalecer a melhoria da qualidade da atenção e a integralidade do cuidado. Artigos publicados nesse suplemento destacaram as experiências e possibilidades de incorporação da interprofissionalidade no trabalho em políticas estratégicas como o Programa Mais Médicos, PRÓ-Saúde, PET-Saúde, dentre outros.

Destaca-se nessa publicação o artigo intitulado “Cursos de especialização ofertados no âmbito do Mais Médicos: análise documental na perspectiva da educação interprofissional”. Nessa pesquisa exploratória foram analisados os projetos político-pedagógicos dos cursos de especialização em Saúde da Família ofertados no âmbito do Programa Mais Médicos (PMM) na perspectiva da possibilidade de adoção de mudanças na lógica do trabalho em saúde sobre os pressupostos da Educação Interprofissional em Saúde. Os autores e as autoras concluíram que apesar dos pressupostos da EIP não aparecerem explicitamente, as abordagens metodológicas reflexivas, como a aprendizagem baseada em problemas e a discussão de casos clínicos complexos, podem potencializar a interprofissionalidade e o desenvolvimento de capacidades para o trabalho colaborativo.

Convidamos à leitura da revista: http://interface.org.br/edicoes/v-22-supl-2-2018/ e do artigo em destaque: https://www.scielosp.org/article/icse/2018.v22suppl2/1613-1624/pt/

 

Por Diana Ruiz e Valentina Martufi – doutorandas que contribuem para a REDE APS

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: