Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

“Geolocalização de internações cadastradas no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde: uma solução baseada no programa estatístico R.”

No artigo publicado na “Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde” destacou-se a importância da realização de estudos que localizem geograficamente os eventos em saúde, sendo fundamental para compreender os determinantes sociais e geográficos da saúde-doença.

Os autores desenvolveram e apresentaram um método para a geolocalização de internações cadastradas no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, mediante a estruturação de um script em linguagem R, utilizando os pacotes microdatasus e CepR. O script foi aplicado para a espacialização de AIHs em Goiás, referentes a 2015. Foram extraídos 24.220 CEPs das 361.213 AIHs processadas. 98,7% (23.910) desses CEPs foram geolocalizados, a geolocalização desses CEPs permitiu a espacialização de 97,7% das AIHs processadas. Concluiu-se que o método desenvolvido, descrito no artigo, permite especializar as AIHs com muito sucesso. Isto abre as possibilidades para estudos muito diversos tais como: análises concomitantes de perfis de incidência de agravos e outros aspectos sociais como nível socioeconômico, de urbanização, variáveis ambientais; análise das redes cuidado permitindo comparar o local de residência de um usuário e o estabelecimento onde ele foi atendido; análises das cargas de internações associadas a determinados serviços de saúde como a APS, dentre outros. Por tanto, potencialmente poderia ser utilizado para o desenho de estudos orientados à melhoria na formulação e planejamento de ações e políticas de saúde.

Convidamos à leitura do artigo na íntegra, no link a seguir: https://scielosp.org/article/ress/2018.v27n4/e2017444/#

Por Diana Ruiz e Valentina Martufi – doutorandas que contribuem para a REDE APS

Rede APS

Você deve estar logado para postar um comentário

%d blogueiros gostam disto: