Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Integrantes do comitê gestor da Rede APS participam da Conferência Global de APS

 

 

 

 

 

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, o mundo está reunido em Astana, Cazaquistão, na Conferência Global de Atenção Primária à Saúde para renovar o compromisso estabelecido 40 anos atrás em Alma-Ata e alcançar a cobertura universal de saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Conferência está sendo realizada no Palácio da Independência e é co-hospedada pelo Governo do Cazaquistão, OMS e UNICEF.
Com 140 países participantes o Brasil está representado pelo o presidente do Conselho Nacional de Saúde Ronald Ferreira dos Santos.
A Rede de Pesquisa em APS está presente com as integrantes do comitê coordenador as professoras Ligia Giovanella (ENSP/Fiocruz) e Claunara Mendonça (GHC/UFRGS) convidadas pela OMS.
Num retrospecto rápido, o documento final, a Declaração de Astana, reforçou o direito à saúde e a responsabilidade governamental em seu alcance. Também reconhece a persistência de desigualdades sociais em saúde e reafirma os princípios de Alma-Ata. O Brasil foi destaque por seus amplos avanços na ampliação APS e no acesso aos serviços, principalmente por meio do trabalho de equipes multidisciplinares da Estratégia Saúde da Família. Em um contexto nacional de desafios e ameaças ao SUS, houve reforço da APS como pilar fundamental da saúde e o Brasil como exemplo de saúde pública.

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: