Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Revista Ciência & Saúde Coletiva – Sistema Único de Saúde: 30 anos de luta !

No ano em que comemoramos o aniversário dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Revista Ciência & Saúde Coletiva tem a honra de apresentar às leitoras e aos leitores um material muito rico e diversificado, elaborado por mais de 100 pesquisadores brasileiros de todas as regiões do País, que nos traz a reflexão dos avanços, limites e desafios enfrentados ao longo das últimas três décadas. 

Foram abordadas temáticas relevantes da Saúde Coletiva, tais como: a história do SUS, promoção da saúde, política de controle do tabaco, alimentação e nutrição, atenção primária, vigilâncias em saúde, enfrentamento das doenças infecto-parasitárias, saúde materno-infantil, saúde do idoso, reforma psiquiátrica, oferta, acesso e utilização do SUS, federalismo, regionalização e redes de saúde, debate sobre sistemas universais de saúde e cobertura universal, complexo econômico-industrial da saúde, gestão da educação e do trabalho, assistência farmacêutica, violência no SUS, sistemas nacionais de informação, comunicação em saúde, saúde ambiental, saúde do trabalhador, gênero e direitos sexuais, dominância financeira na assistência à saúde, finanças públicas e renúncias fiscais em saúde, cooperação internacional em saúde, a pós-graduação senso estrito em Saúde Coletiva, perspectivas do SUS. Desse modo, revisitamos e atualizamos muitas das informações e análises divulgadas. Cumpre-nos reiterar as inúmeras conquistas do SUS nessas três décadas. 

Os diversos textos que compõem este número especial atestam progressos nos níveis de saúde, na prestação de serviços, na formação de profissionais e trabalhadores, bem como na produção de conhecimentos científicos, tecnologias e inovações. Ao mesmo tempo, registram dificuldades, problemas, desvios e retrocessos. 

Nessa perspectiva, o maior obstáculo e ameaça ao SUS vem sendo o subfinanciamento e privatização no âmbito da financeirização do orçamento público, e o maior desafio continua sendo político. Esperamos que os manuscritos possam contribuir para o registro da trajetória de 30 anos de luta no processo de construção do sistema de saúde brasileiro, servindo como material para a reflexão da sociedade e da academia e para a formação de novos sanitaristas e demais trabalhadores de saúde no País.

Editores convidados

Jairnilson Silva Paim – Instituto de Saúde Coletiva/UFBA
José Gomes Temporão – Fiocruz-RJ
Gerson Oliveira Penna – Fiocruz-Brasília e Núcleo de Medicina Tropical/UnB
Nelson Rodrigues dos Santos – Instituto de Direito Sanitário
Luiz Felipe Pinto – Departamento de Medicina de Família e Comunidade/ Faculdade de Medicina/UFRJ

Leia os artigos desse número especial em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-812320180006&lng=pt&nrm=iso

A Ciência e Saúde Coletiva lançará no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no período de 26 a 29 de julho de 2018, na Fiocruz, Rio de Janeiro, o número especial “30 anos do Sistema Único de Saúde: contexto, desempenho e os desafios do SUS”.

Adquira seu exemplar histórico no STAND DE PERIÓDICOS do Congresso !

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: