Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Fórum Nacional de Atenção Primária à Saúde- 30 anos

Fórum Nacional de Atenção Primária à Saúde debate 40 anos de Alma-Ata e 30 anos do SUS com inscrições gratuitas

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade (ABMFC) apresentam o Fórum Nacional de Atenção Primária à Saúde, que será realizado entre os dias 14 e 16 de junho, na cidade de Brasília. O evento que terá como tema central os 40 anos de Alma-Ata e 30 anos do SUS, reunirá diversos profissionais e especialistas em saúde pública para debater e refletir sobre a importância da Atenção Primária à Saúde para o fortalecimento do SUS.

 As inscrições para o Fórum são gratuitas, com vagas limitadas para 400 participantes na sede da Associação Médica de Brasília, localizada no Setor de Clubes Esportivos Sul, e devem ser feitas pelo e-mail abaixo com envio de todas as informações necessárias. O evento conta com o apoio da OPAS, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Associação Médica de Brasília.

 Para o presidente da SBMFC, Thiago Trindade, a ideia deste fórum vem num momento de celebração dos 30 anos do SUS, reconhecendo suas conquistas, mas também debatendo seus desafios para tornar-se de fato um sistema universal, com uma atenção primária robusta que seja porta de entrada e resolutiva a todos brasileiros, e alcance um objetivo primário de todos sistema de saúde, gerar equidade em saúde. “Por todo quadro atual de crise econômica e política no país, com a diminuição de recursos reais para a saúde, quando deveria ser o contrário, com aumento do financiamento público, torna-se imperativo a defesa do SUS, com um debate profícuo na busca de soluções para seguir qualificando-o e resolvendo seus nós críticos”, argumenta.

 A programação será divulgada em breve e terá entre os temas: Desafios da APS para o fortalecimento do SUS; Perspectivas da ESF no Brasil e O papel da MFC para o Sistema de saúde.

 “Além de resgatar a história da Atenção Primária no Brasil, discutindo os atuais desafios impostos ao SUS, vamos debater a importância da Medicina de Família e Comunidade para o fortalecimento de um sistema público de saúde. Como produto final desse evento, considerando o ano eleitoral, redigiremos a Carta de Brasília, apontando as razões e caminhos para se fortalecer o SUS, com o intuito de ser referência para os futuros governantes”, explica Guilherme Nabuco, presidente da ABMFC.

 Público-alvo do Fórum: Gestores que atuam no SUS, Docentes da área da saúde, Médicos de Família e Comunidade, Médicos de outras especialidades que atuam na APS, todos os profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família e/ou NASF (Enfermeiros, Fisioterapeutas, Dentistas, Nutricionistas, Agentes comunitários de saúde, Psicólogos, entre outros).

[ATENÇÃO] Para efetivar sua inscrição todos os dados abaixo devem ser enviados em um único e-mail.  A sua inscrição estará garantida a partir da confirmação pela SBMFC para o e-mail inscrito: forumaps@sbmfc.org.br com as seguintes informações:

Nome:

CPF:

E-mail:

Telefone

Cidade / UF:

Profissão:

Local de trabalho:

É Sócio SBMFC?:

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: