Rede APS - Rede de pesquisa em atenção primária a saúde

Saúde mais perto de você Abrasco
5419 cadastrados
Faça parte da rede APS!
Cadastre-se!

Instituições Apoiadoras

Coordenador da Rede APS Luiz Augusto Facchini é homenageado no X EPI

“A Reforma Sanitária está viva, ela está em todos os espaços, ela está aqui. Este é o momento em que ela precisa inspirar e mobilizar: precisamos articular nossa prática teórica com a prática política” pediu Antonio Boing, presidente do 10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Abrasco. A fala de Boing foi a primeira de uma série de depoimentos fortes, emocionados, esperançosos, que fizeram da solenidade de abertura do Epi2017, um chamamento para todos os congressistas: – “Nossa estratégia de sobrevivência é a gente ser coerente em cada ação nossa, e produzir um movimento de oposição e resistência que ao mesmo tempo vá criando um mundo novo como a gente quer. Vamos resistir e vamos criar, o Brasil é melhor do que esse povo que está lá em Brasília”, disse Gastão Wagner, presidente da Abrasco, abrindo oficialmente o congresso diante de quase três mil pessoas.

Além de Antonio Boing e Gastão Wagner, a mesa de abertura contou com a presença de Joaquim Molina (representante da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS); Jarbas Barbosa (presidente da Anvisa); Sergio Freitas (Pró-Reitor da UFSC); Nísia Trindade (presidente da Fiocruz); Ana Cristina Vidor (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis); Henrique Barros (presidente da Associação Internacional de Epidemiologia – IEA) e ainda Maria Amélia Veras (coordenadora da Comissão de Epidemiologia da Abrasco e coordenadora da Comissão Científica do Epi2017).

Foram homenageados quatro expoentes da Epidemiologia brasileira durante a cerimônia de abertura: Maria Zélia Rouquayrol, professora emérita da Universidade Federal do Ceará, José da Silva Guedes, Professor pleno de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Luiz Augusto Facchini, Ex-presidente da ABRASCO e coordenador da Rede APS , Moyses Szklo, brasileiro, que leciona na universidade Johns Hopkins, editor do American Journal of Epidemiology . A última homenagem foi feita pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFSC, professora Josimari Lacerda, ao professor Luiz Carlos Cancellier, Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, que cometeu suicídio na manhã da segunda-feira, 2 de outubro de 2017.

Vencer a noite

Quando Luiz Augusto Facchini recebeu a homenagem, pediu quebra de protocolo para agradecer: – “É muita generosidade de vocês, eu não mereço… A gente tem noites pessoais que são terríveis, talvez nunca passem, mas nós temos convicção que a noite que este país enfrenta, será vencida, e só o trabalho coletivo permite isso!” disse Facchini, já em meio a uma salva de palmas. 

Nota publicada pela ABRASCO – https://www.abrasco.org.br/site/

ABRASCO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA - Todos os direitos reservados - © Copyright 2015
Tel./Fax: +55 (21) 2560-8699 - 2560-8403 | E-mail: contato@rededepesquisasaps.org.br

%d blogueiros gostam disto: