Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Revisão sistemática sobre o PMM é apresentado em Fórum Europeu sobre a APS

Nos últimos dias 24, 25 e 26 de setembro, ocorreu o EFPC (European Forum for Primary Care) na cidade do Porto, em Portugal. Iniciado em 2005 por pesquisadores de diferentes países, o fórum tem como meta gerar evidências científicas e intercâmbios sobre a importância de uma APS robusta e, com isso, melhorar a saúde da população.

A Rede de Pesquisas em APS esteve representada no fórum. A Profª Maria Guadalupe Medina, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, apresentou um mapeamento e análise da produção acadêmica sobre o Programa Mais Médicos na literatura, identificando a relevância desses estudos e seus efeitos sobre o desenvolvimento da política.

Dentre as bases consultadas, foram selecionados e analisados 47 artigos científicos, 35 artigos de opinião, 23 monografias e 3 relatórios de pesquisas referentes ao programa. A partir da seleção, foram apresentados achados referentes à instituição e região dos autores, à temática analisada, à escala de análise, ao tipo de metodologia e de estudo desenvolvidos. A apresentação também trouxe à tona os efeitos positivos e negativos encontrados na política.

Trata-se de uma importante contribuição para as pesquisas em APS no país e no intercâmbio acadêmico de fortalecimento da APS no país e no mundo.

 

 

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: