Rede APS - Rede de pesquisa em atenção primária a saúde

Saúde mais perto de você Abrasco
5419 cadastrados
Faça parte da rede APS!
Cadastre-se!

Instituições Apoiadoras

Em defesa do SUS: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia em Florianópolis

Entre 7 e 11 de outubro, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva realizará o X Congresso Brasileiro de Epidemiologia em Florianópolis (SC), com o tema “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”.

No portal do evento, Antonio Fernando Boing, professor da UFSC e presidente do congresso, afirma que, nas edições anteriores, “o evento permitiu o encontro e a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais brasileiros e de dezenas de outros países, ajudando a impulsionar o desenvolvimento da epidemiologia nacional. Com certeza em 2017 não será diferente. Estarão reunidos em Florianópolis milhares de epidemiologistas de diversas instituições de ensino, pesquisa e serviços de saúde. No encontro teremos a oportunidade de discutir os diferentes olhares e as distintas abordagens teóricas e metodológicas que temos desenvolvido e aplicado”.

O congresso foi dividido em seis eixos a partir de seu tema central:

1) Desafios e avanços teóricos e metodológicos;

2) Avaliação e intervenção em saúde coletiva;

3) Ações e inovações em vigilância em saúde;

4) Ampliando o conhecimento, políticas e práticas;

5) Sustentabilidade e integridade em pesquisa

6) Formação em epidemiologia.

Alguns temas bastante atuais terão destaque na programação do evento. O debate dos efeitos da austeridade sobre as políticas de saúde terá dentre outros espaços, a mesa redonda “Teto de gastos e seus impactos na saúde no Brasil: uma agenda alternativa para a austeridade fiscal” com os pesquisadores Luis Carlos Magalhães e Carlos Octávio Ocké-Reis, do IPEA e uma conferência com David Stuckler, professor da Universidade de Oxford.

Além disso, ocorrerão debates relacionados a temas como o da violência e suas formas de prevenção e das iniquidades em saúde.

No dia 08 de outubro, domingo, a Rede de Pesquisa em APS realizará uma oficina com os integrantes do comitê coordenador que discutirá as estratégias metodológicas para avaliação de impacto de políticas de saúde. Na parte da tarde será feito uma apresentação dos grupos  de pesquisa em APS que participam do encontro.  A oficina será conduzida pelo coordenador  da Rede Luiz A. Facchini.

Já na Mesa Redonda Avaliação do Programa Mais Médicos para o Brasil: contribuições da epidemiologia que será realizada dia 11/10 das 11h às 13h, a Rede participa com o coordenador  Facchini que apresentará o tema: Indicadores de processo na avaliação do Programa Mais Médicos.

Muitos integrantes da Rede estarão presentes para apresentar seus trabalhos e para aprimorar seus conhecimentos.

Desejamos um excelente congresso e bons debates aos participantes!

 

 

ABRASCO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA - Todos os direitos reservados - © Copyright 2015
Tel./Fax: +55 (21) 2560-8699 - 2560-8403 | E-mail: contato@rededepesquisasaps.org.br

%d blogueiros gostam disto: