Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em construção

Desde o lançamento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no dia 20 de junho passado, a Comissão Organizadora local já se reuniu duas vezes. O primeiro encontro aconteceu na tarde do mesmo dia do lançamento e reuniu o grupo formado pela Abrasco, Fiocruz, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Medicina Social da UERJ,  Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

O segundo encontro aconteceu na tarde desta primeira segunda-feira de julho, dia 3, no campus da Fiocruz, local do Congresso. A apresentação de Guilherme Franco Netto – coordenador desta Comissão Organizadora local e de Carlos Silva – secretário executivo da Abrasco, mostrou como está sendo construído o Abrascão 2018 – “Na reunião passada já recebemos várias demandas: iniciar articulação com o SUS daqui do Rio de Janeiro, mobilizar fundações de apoio, incluir o Congresso no calendário acadêmico das instituições de ensino parceiras através do contato com os reitores, e ainda governos estadual e municipal. Estamos trabalhando para colocar o encontro no contexto dos 30 anos da Constituição de 1988, os preparativos para os 40 anos da Abrasco (que acontecerá em setembro de 2019), os 70 anos de David Capistrano Filho, a grave crise econômica e política, o desmonte do SUS e ainda as eleições de 2018”, frisou Netto.

Outras comissões já começaram a ser desenhadas como a cultural, mobilização, orçamento e finanças e comunicação. Para Inês Rugani, representante da UERJ, é importante destacar a complexidade não só do contexto político, mas do financiamento, e juntar a isto o desenho do congresso – “Organizar o Abrascão 2018 vai exigir uma sintonia fina muito bem trabalhada entre a comissão científica e comissão organizadora nacional. Quando não se faz bem feito perde-se muita energia faz-se muito retrabalho A comissão local tem muita responsabilidade por garantir essa logística pra acomodar as atividades, precisamos estabelecer este processo que mapeie nossas atividades para garantir que os locais sejam apropriados – porque isso faz toda a diferença. Pensar ainda num cronograma é de extrema importância. Outro ponto chave é a comunicação, precisaremos preparar os participantes para as novidades desse congresso. E não posso deixar de falar sobre a alimentação, que é minha área de trabalho: precisaremos pensar não só no acesso e nos horários, mas na oportunidade dos participantes usarem o momento para comer para també celebrar. Eu quero me colocar à disposição para ajudar a pensar com muito carinho esse ponto porque eu acho que é um aspecto da rotina do congresso que precisa ser um espaço de coerência onde se possa discutir a saúde e a cultura que também se expressa na alimentação também”, comentou Inês.
 
Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde – Icict, reiterou o interesse do Instituto em participar da Comissão de Comunicação do 12º Congresso – “Já iniciamos esta parceria com a Comunicação da Abrasco sobre a identidade visual do encontro, acho fundamental conseguir transformar o tema numa imagem que possa transmitir aos participantes a ideia do Congresso. Várias dimensões da Comunicação que foram colocadas aqui, explicitamente ou implicitamente, no que diz respeito às orientações aos participantes, a própria comunicação com a comunidade e com a cidade onde acontecerá o encontro envolve o impacto político dos temas que vamos debater numa conjuntura política bastante complexa. A comunicação precisa dar conta destes vários desafios e ela é um ponto articulador das questões que estão sendo colocadas neste Abrascão de 2018”, avalia Murtinho.
 
A próxima reunião da Comissão Organizadora local já está marcada: 17 de julho, também na Fiocruz. Inicia-se assim o processo de um Congresso que, definitivamente, já movimenta a Saúde Coletiva.
 
Divulgado no boletim da ABRASCO 
Rede APS

%d blogueiros gostam disto: