Rede APS - Rede de pesquisa em atenção primária a saúde

Saúde mais perto de você Abrasco
5407 cadastrados
Faça parte da rede APS!
Cadastre-se!

Instituições Apoiadoras

Sistemas comparados de Atenção Primária à Saúde nas cidades de Lisboa e do Rio de Janeiro

Revista Ciência e Saúde Coletiva – Março de 2017

Este número temático analisa o crescimento e a colaboração para ações de atenção básica em saúde entre as cidades do Rio de Janeiro e de Lisboa. Ambas as cidades implementaram Reformas dos Cuidados Primários, expandiram serviços, inovaram em mecanismos de governança e deram maior autonomia às equipes técnicas.

No Rio de Janeiro, as Clínicas da Família foram criadas em 2009; em Lisboa, as Unidades de Saúde Familiar (USF) – modelos A e B, a partir de 2006. As USF conseguiram mais eficiência, mais acessibilidade, melhor clima laboral, mais satisfação dos cidadãos, em síntese: mais qualidade. No município do Rio de Janeiro, a expansão dos serviços, através da cobertura com equipes completas de Saúde da Família, passou de 3,5% (dezembro/2008) para 65,0% (dezembro/2016), abrangendo quatro milhões de cariocas.

No período de 2009-2016, o Rio de Janeiro aprendeu com o Sistema Nacional de Saúde de Portugal e utilizou muitos de seus mecanismos de governança em sua Reforma, tais como: a carteira de serviços, indicadores de pagamento por desempenho, gerados por prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, seminários de prestação de contas à sociedade/accountability, criação e fortalecimento do Programa de Residência em Medicina e Enfermagem de Saúde Familiar. Também desenvolveu novas tecnologias de gestão, sendo a primeira cidade a utilizar ferramentas de georreferenciamento para definir
mapas do território de cada microárea e equipe em uma Clínica da Família, além de criar uma rede de promoção com atividades físicas e expansão das chamadas “Academias Cariocas da Saúde”. Os artigos, a seguir contam esta história.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-812320170023&lng=pt&nrm=iso

ABRASCO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA - Todos os direitos reservados - © Copyright 2015
Tel./Fax: +55 (21) 2560-8699 - 2560-8403 | E-mail: contato@rededepesquisasaps.org.br

%d blogueiros gostam disto: