Rede APS - Rede de pesquisa em atenção primária a saúde

Saúde mais perto de você Abrasco
5416 cadastrados
Faça parte da rede APS!
Cadastre-se!

Instituições Apoiadoras

Retratos da Atenção Básica no Brasil: publicado último volume, sobre áreas específicas

O relatório Áreas Específicas divulga os resultados das entrevistas feitas com 17.202 equipes no primeiro ciclo do PMAQ. Na ocasião, foram verificadas questões como: Programa Saúde na Escola; Práticas integrativas e comunitárias e insumos na Unidade de Saúde; População rural, assentados, quilombolas e indígenas; e Bolsa família.

Esse Volume é uma importante fonte de pesquisa para estudantes, profissionais de saúde, gestores e sociedade em geral, por trazer informações valiosas sobre as ações que são realizadas no dia a dia e que têm impacto direto na saúde da população brasileira.

Retratos da Atenção Básica
Por meio dos Retratos da Atenção Básica no Brasil 2012, o DAB torna públicos os resultados do primeiro ciclo do PMAQ, a partir de um conjunto de relatórios temáticos, com base na avaliação das equipes no programa.

A publicação dos relatórios faz parte das ações do MS para promover a transparência dos resultados. Dessa forma, pretende-se garantir a participação e o controle social, ao considerar a responsabilidade sanitária dos trabalhadores e gestores de saúde com a melhoria das condições de saúde e a satisfação dos usuários, além de permitir o acompanhamento das ações e resultados do PMAQ pela sociedade.

A ideia é que o material possa auxiliar e subsidiar gestores e trabalhadores da Saúde no planejamento de ações e nas reflexões de seus processos de trabalho. Dessa forma, a intenção é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica, em seu papel protagonista de produção e gestão do cuidado integral em rede, impactando positivamente na vida das pessoas.

A divulgação dos resultados do PMAQ-AB iniciou com a disponibilização dos relatórios descritivos, que trazem os resultados do primeiro e do segundo ciclos do programa e podem ser acessados no Portal do Gestor do DAB. Também estão disponíveis, no site do DAB, os microdados do primeiro ciclo do PMAQ, com os resultados de todas as variáveis avaliadas no instrumento de avaliação externa.

Publicado pelo site do DAB/MS – http://dab.saude.gov.br/portaldab/

ABRASCO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA - Todos os direitos reservados - © Copyright 2015
Tel./Fax: +55 (21) 2560-8699 - 2560-8403 | E-mail: contato@rededepesquisasaps.org.br

%d blogueiros gostam disto: