Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

As múltiplas dimensões do território na construção de uma prática de gestão comprometida com as necessidades da população: um estudo de caso de uma Clínica da Família do município do RJ

A construção efetiva de políticas públicas de gestão e de trabalho na Atenção Primária à Saúde envolve uma alta complexidade, que não se traduz pelo uso de tecnologias avançadas de alto custo, mas sim com as interferências do território nos processos de cuidado. Essas interferências possuem uma dimensão não só técnica como também ético-política. O território possui redes existenciais, políticas, locais, formais e/ou informais. O processo trabalho em saúde, baseado no território e suas redes, requer uma atenção inclusiva ao que nele, através dele e por ele surge através de seus movimentos. O território e seus determinantes sociais envolvem, produzem e tensionam os processos de gestão, produção e promoção da saúde, criando uma complexidade nas práticas da Atenção Primária à Saúde, justificando práticas que se voltem para o enfrentamento dos desafios e tensionamentos cotidianos que não são impedimentos, mas devem ser considerados matéria viva que promoverá o trabalho em saúde na Atenção Primária. Com esse balizamento o objetivo desta pesquisa é articular uma discussão teórica a um estudo de caso, que desvele as múltiplas dimensões do território, seus dispositivos e sua influência na estruturação de uma prática de gestão na Estratégia Saúde da Família comprometida com os problemas e as necessidades da população e com as demandas dos serviços. O campo da pesquisa foi uma Clínica da Família da Área Programática 3.2 do município do Rio de Janeiro, onde foram colhidas as falas dos sujeitos da pesquisa através de entrevistas semi-estruturadas e posteriormente estas falas foram analisadas e sistematizadas através do Discurso do Sujeito Coletivo, obtendo assim as Representações Sociais do grupo investigado, a compreensão das concepções de território que os profissionais da Estratégia saúde da Família e a comunidade têm e o reconhecimento da importância de se apropriar dos dispositivos do território para melhorar a gestão do cuidado.

Palavras-chave: Território, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Processo de Trabalho em Saúde, Gestão do Cuidado.

Autor: Daniele Rodrigues Vidal Rocha

Leia estudo- dimensoesdeterritorio

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: