Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Saúde baseada em evidências -plataforma científica em Recife

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, participou de evento realizado em Recife, nesta sexta-feira (22), para a apresentação regional do “Portal Saúde Baseada em Evidências” – plataforma que disponibiliza gratuitamente aos profissionais de saúde um amplo banco de dados composto por documentos científicos da área de saúde. No evento, foram apresentadas algumas bases de dados do portal, além de anunciada a instalação de aparelhos de televisão em hospitais para a transmissão de conteúdo científico e informativo aos profissionais de saúde.
O secretário Mozart Sales enfatizou o pioneirismo do Brasil neste tipo de ação, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Nenhum país do mundo disponibiliza, democraticamente, esse tipo de conhecimento. Trata-se de uma iniciativa diferenciada que valoriza, de forma inovadora, o conhecimento em saúde, essencial para a defesa da vida”, declarou.
O portal está disponível para as profissões regulamentadas no Ministério da Saúde (veja lista abaixo), e conta com conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos, vídeos e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística) que auxiliam a tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão. Pelo projeto, profissionais de saúde de 50 hospitais serão beneficiados, ainda, com mais um canal informativo – as unidades hospitalares serão contempladas com a instalação de uma televisão de alta definição, que vai transmitir notícias do Ministério da Saúde e de campanhas voltadas para o profissional de saúde, além de novidades dos próprios hospitais e informações científicas atuais. A iniciativa faz parte do projeto inicial da Dot.lib, editora responsável por três bases que compõem o portal. Uma dessas televisões já foi instalada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), onde está sendo realizado o evento, e as demais serão alocadas em outros 49 hospitais que o Ministério da Saúde vai selecionar.
O secretário informou, ainda, que está sendo estudada a possibilidade de se estender o acesso do “Portal Saúde Baseada em Evidências” a estudantes. “Estamos avaliando, em conjunto com bibliotecas de instituições de ensino superior da área de saúde, a possibilidade de disponibilizarmos os conteúdos futuramente aos universitários da área de saúde”, prevê Mozart.
ACESSO –O envio de dados pelo conselho profissional é o primeiro passo para a habilitação do acesso do profissional com registro naquele órgão. Esta etapa está sendo realizada gradativamente, em decorrência do envio das bases de dados dos respectivos conselhos. Os mesmos devem enviar o nome do profissional, identificação funcional do respectivo conselho, unidade da federação e data de nascimento de cada pessoa registrada.
O segundo passo fica a cargo do próprio profissional, que deve acessar o portal com seu número de registro, preencher um cadastro completo e criar uma senha. Essas informações possibilitam identificar o perfil do usuário, e registrar as publicações e assuntos consultados.
BASE DE DADOS – Levantamento realizado por pesquisadores e docentes de universidades públicas do país, que usou como critérios a relevância e a atualidade do conteúdo disponibilizado, produziu a base de dados do portal. O material foi selecionado de modo a atender às principais necessidades dos profissionais de saúde.
BASE DE DADOS RESUMO
Rebrats Engloba estudos nacionais na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, com temas prioritários para o sistema de saúde nacional.
Embase Ferramenta online com revisões sistemáticas em áreas como farmacologia, ciências farmacêuticas, toxicologia; alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas.
ProQuest Hospital Collection Além de publicações periódicas, inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters, que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.
Atheneu livros Virtuais As publicações abrangem conteúdos relacionados às área de enfermagem; nutrição; fisioterapia; saúde coletiva; alergologia e imunologia clínica; anestesiologia; cardiologia; cirurgia; doenças infecciosas e parasitárias; medicina laboratorial; endocrinologia; fisiatria; gastroenterologia; geriatria; ginecologia e obstetrícia; nefrologia e urologia; neurologia; odontologia; oncologia; traumatologia; otorrinolaringologia; pediatria; psiquiatria; pneumologia; histologia; farmacologia; fisiologia; microbiologia; além de engenharia biomédica.
Micromedex Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex – Emergency Medicine, que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex – General Medicine, que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica, como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.
Dynamed É uma ferramenta de referência clínica para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos. Contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas.
Best Practive –
British Medical Journal (BMJ) Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes.
ÁREAS DA SAÚDE COM ACESSO AO PORTAL
Biologia
Biomedicina
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Serviço Social

 Fonte – site MS www.saude.gov.br

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: