Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Rede de Pesquisa em Homeopatia e PICS no SUS

Aconteceu em Brasília, de 05 a 07 de outubro de 2011 o primeiro encontro de pesquisadores em Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no SUS, promovido pela Coordenação de PICS do Ministério da Saúde e coordenado pela Profa. Dra. Sandra Abrahão Chaim Salles. Iniciado como um movimento para a criação de uma rede de pesquisa em homeopatia no SUS, a maioria dos convidados presentes foi composta de pesquisadores homeopatas, mas a participação de pesquisadores da fitoterapia contribuiu para que as discussões fossem ampliadas, resultando em proposições que contemplaram as PICS em seu conjunto.

OBJETIVOS DA REDE

Imediatos
• Promover a articulação entre profissionais e pesquisadores em homeopatia/PICS com interesse em participar de pesquisas no âmbito do SUS.
• Criar uma rede articulada de grupos de pesquisa de forma a facilitar a realização de pesquisas multicêntricas
• Facilitar a comunicação entre pesquisadores em homeopatia/PICS, profissionais da saúde e gestores.
• Divulgar e estimular a utilização dos resultados de pesquisas relacionadas a homeopatia/PICS no SUS.
• Colaborar com o Ministério da Saúde na definição de agenda de prioridades de pesquisa em Homeopatia/PICS no SUS.

Médio e longo prazo
• Realizar estudos multicêntricos com base populacional ampliada
• Construir indicadores adequados para avaliação das ações relacionadas a homeopatia e PICS
• Alimentar a rede de pesquisa em APS
• Habilitar pesquisadores à orientação de pesquisas regionais e colaboração em estudos  multicêntricos.
• Constituir grupo de especialistas habilitado a realizar pareceres, opinar na elaboração de editais e oferecer consultorias em áreas especificas do SUS: avaliação de serviços, políticas,  formação de recursos humanos, avaliação clinica, etc.

PRIORIDADES EM PESQUISA EM PICS NO SUS

Como subsidio para as discussões foram apresentadas as macro propostas que compuseram o resultado das Oficinas de Avaliação dos avanços e desafios na implementação da PNPIC, realizadas  em 2010.  Os participantes foram convidados a refletir e considerar aspectos como  RELEVÂNCIA, URGÊNCIA e CAPACIDADE DE ENFRENTAMENTO , para  avaliar a prioridade de cada uma das linhas de pesquisa propostas.  

A avaliação do conjunto de pesquisadores presentes definiu como temas prioritários em pesquisa em PICS no SUS:

1- Análise de custo-efetividade de ações das PICS no SUS
2- Pesquisa clínico-epidemiológica das PICS nas diversas linhas de cuidado do SUS – PICS na saúde do adulto, PICS na saúde mental, PICS na saúde da criança e adolescente, PICS na saúde do idoso, PICS na saúde da mulher, PICS na saúde do homem, PICS na saúde bucal
3- Avaliação do impacto das PICS na qualidade de vida dos usuários do SUS
4- Avaliação da intervenção homeopática nas epidemias e endemias
5- Pesquisa clínico-epidemiológica das PICS nas doenças crônicas não transmissíveis
6- Análise de processos de implantação/ implementação das PICS no SUS.
7- Análise de satisfação dos usuários das PICS no SUS
8- Avaliação e monitoramento de serviços das PICS no SUS
9- Avaliação da intervenção homeopática nas pandemias
10- Análise e avaliação do desempenho dos profissionais formados em cursos de PICS do SUS
11- Análise de satisfação de profissionais das PICS no SUS

Participantes presentes no encontro:

• Ana Rita Novaes, médica Homeopata, mestre em Saúde Coletiva, professora da EMESCAM, no Internato de Saúde Coletiva. Coordenadora de Homeopatia e Acupuntura na SMS de Vitória – ES. 
• Célia Regina Barolo, médica homeopata da área técnica de homeopatia da SMS SP, docente de homeopatia em Entidades Formadoras de São Paulo. 
• Claudia Prass Santos, médica homeopata, docente do Instituto Mineiro de Homeopatia, participação no PROHAMA, da SMS de Belo Horizonte.
• Felipe, representante do projeto Farmácia Viva do DF, participa de projeto na Universidade de Brasília com o programa de fitoterapia. 
• Francisco Freitas, médico homeopata, docente e Coordenador da Residência em Homeopatia da  UNIRIO
• Helvo Slomp, médico homeopata, doutorando da UFPR, mestrado na área de fitoterapia. Professor de Saúde Comunitária na UFPR.  
• Jorge Biolchini, médico homeopata, doutor, professor titular concursado de homeopatia na PUC do Rio de Janeiro, atua como cientista da informação em um convenio do IBICT com a UFRJ, sendo um dos temas principais a biblioteca  virtual temática em saúde (IBICT).
• Mara Zélia – Pós doutorado em etnofitoquímica – mestre e doutora em fitoterapia, professora de pós graduação nas Ciências Farmacêuticas da UFRJ, coordenadora de grupo de pesquisa na UFBa.
• Marco Aurélio Olendzki, médico do serviço de homeopatia do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre.
• Nelson Felice, Sociólogo, Doutor pela UNICAMP, Prof. no Depto Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UNICAMP.
• Odimariles Dantas – médica homeopata, doutora em Medicina Tropical, professora de Pediatria da UFPE e coordenadora do ambulatório de homeopatia na Clinica e Terapêutica da UFPE.
• Reinaldo Mota, médico homeopata, docente da Universidade Federal de Mato Grosso, onde coordena o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares.
• Sandra A. Chaim Salles, médica homeopata, pós doutoranda na Faculdade de Medicina da USP, doutora em Ciências e mestre em Saúde Publica, docente de homeopatia na disciplina Ambulatório Humanizado de Medicina de Família e Homeopatia do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo – SP.
• Vera Vasconcelos, médica homeopata, doutora em Ciências pela Fiocruz, pesquisadora visitante na Fiocruz de Recife, docente na Associação Médica Homeopática de Pernambuco.

A formação de uma rede de pesquisadores é estratégica para a produção de dados e evidências que constituam um corpo de conhecimentos consistente e coerente com as racionalidades das práticas que a compõem, contribuindo para fortalecer o reconhecimento das PICs como opção segura, válida e economicamente viável para o SUS. 
A rede já está constituída como grupo de comunicação virtual, aberta aos pesquisadores da área, que podem encaminhar solicitação de inclusão ao email: jorge.biolchini@gmail.com.

Os interessados deverão preencher um Cadastro de Profissionais, etapa inicial para ingresso na rede de pesquisa.

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: