Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Workshop amplia debate sobre Comunidades de Prática e Saúde

A Escola de Saúde Pública (ESP-CE) realizou, em sua sede, o primeiro Workshop Internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde. Durante os três dias de eventos, médicos, estudantes, servidores da saúde, agentes comunitários e da saúde da família, gestores hospitalares puderam aplicar a discussão do tema com a participação do antropólogo, pesquisador e mentor dos conceitos sobre Comunidades de Prática, Etienne Wenger (Califórnia, EUA), do pesquisador da Universidade de Montreal (Canadá), Francisco Antônio Loiola, do secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Mozart Sales, entre outros.
Para Mozart Sales, é importante a experiência que a Escola de Saúde Pública do Ceará promoveu, ao trazer para o Ceará, especialistas internacionais para difundir essa técnica de Comunidade Práticas. “É a oportunidade para que eles possam aprofundar os seus conhecimentos e trocar experiências. A participação desses especialistas na discussão aqui no Ceará é fundamental, uma vez que essa técnica congrega o aprendizado dos profissionais de saúde, os usuários e comunidade em geral”, explicou.
Ainda segundo o representante do Ministério da Saúde, a partir da suas experiências, com a intervenção em seus territórios e acumulando o aprendizado ao longo dos anos, profissionais da saúde e comunidade poderão fazer uma interface completa aliando o conhecimento técnico aos valores culturais, história da comunidade, construindo de um raciocínio e um juízo de valor para a solução dos problemas daquela comunidade.
Para o pesquisador da Universidade de Montreal (Canadá), Francisco Antônio Loiola, a avaliação que ele faz do encontro em Fortaleza é bastante positiva. Segundo ele, as pessoas estão interessadas nessa estratégia de articulação. Na impressão dele, falta apenas um pouco dos fundamentos teóricos da proposta.
“Pelo que eu notei, conversando com os profissionais de Fortaleza, as pessoas estão muito dedicadas em discutir essa ideia que é muito antiga. O que se fez no workshop através do professor Etienne Wenger é dar um corpo teórico para algo que muito antigo: a troca de experiências. Isso as pessoas aprendem socialmente”, finaliza.
Para a superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Ivana Cristina Barrêto, o evento foi um importante espaço para aprofundar o debate com autoridades internacionais e nacionais, dando a oportunidade de profissionais, professores e estudantes da saúde e de outras áreas a compreendê-lo e aplicá-lo em sua prática diária. “A sua expectativa é que de agora em diante a discussão sobre o tema possa ser amplificado entre as comunidades e profissionais de saúde”, destacou.

www.saude.ce.gov.br

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: