Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Último dia para confirmar interesse por bolsistas – PROVAB

Hoje, 16/05,  é o último dia para os gestores confirmarem seu interesse em receber profissionais bolsistas financiados pelo Ministério da Saúde para atuarem na Atenção Básica. Os municípios inscritos no Provab – Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – devemconfirmar interesse acessando osite http://provab.saude.gov.br. Os médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vão atuar na Atenção Básica durante 12 meses e serão remunerados com bolsa de R$ 2.384,82, custeada pelo Ministério da Saúde. A confirmação de interesse dos municípios em receber esses trabalhadores bolsistas é essencial para o andamento e efetividade do programa, já que a distribuição não é automática. “Dependemos dessa sinalização do gestor local para enviar os bolsistas para trabalhar na Atenção Básica daquele município”, explica a diretora de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mônica Sampaio.
Lançado em dezembro do ano passado, o Provab cria incentivos para profissionais atuarem na Atenção Básica em municípios com carência de profissionais, áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas. O objetivo é consolidar a integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, a fim de aumentar a qualidade do serviço de saúde e desenvolver o provimento e a fixação de profissionais de saúde em áreas prioritárias.
“A Atenção Básica é responsável pela resolução de 80% dos problemas de saúde do brasileiro, por isso é importante investir e melhorar o padrão de qualidade da assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a diretora.
Profissionais interessados
Os profissionais selecionados no Provab que tenham interesse em participar do curso de especialização voltado à gestão e à assistência na Atenção Básica deverão se inscrever a partir de amanhã no site http://www.unasus.gov.br, através da Plataforma Arouca. As vagas serão disponibilizadas de acordo com a sinalização dos gestores municipais interessados.
Os profissionais bolsistas do Provab serão direcionados à Atenção Básica local, onde trabalharão por 12 meses recebendo bolsa de especialização no valor de R$ 2.384,82 mensais, custeada pelo Ministério da Saúde. Nesse período, eles vão participar de um curso de especialização voltado à gestão e à assistência na Atenção Básica, com tutoria à distância promovida por Instituições de Ensino Superior integrantes do Sistema UNA-SUS.
Qualquer profissional selecionado pelo Provab pode se inscrever para fazer o curso de especialização, mas para ter direito à bolsa mensal financiada pelo Ministério da Saúde o profissional não poderá ter sido contratado pelos municípios participantes do Provab, ter vínculo empregatício com a Atenção Básica, ou completar, substituir ou compor equipes já atuantes no município.
A concessão da bolsa exige que o profissional cumpra, semanalmente, 08 horas em atividades acadêmicas e 32 horas em atividades práticas nas unidades básicas de saúde e na gestão da Atenção Básica do município. A bolsa será concedida no prazo improrrogável de 12 meses, contados a partir da data de matrícula no curso de especialização.
PRAZOS
Gestores municipais
• Confirmar o interesseaté hoje, pelo site http://provab.saude.gov.br
Profissionais selecionados no PROVAB
• Inscrições: 16 (amanhã) a 23 de maio, pelo site http://www.unasus.gov.br
• Edital curso de especialização em Atenção Básica:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/edital_7_provab_26abril2012.pd

Fonte site MS www.saude.gov.br

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: