Faça parte da rede aqui!
Fique por dentro das últimas notícias, eventos, debates e publicações científicas mais relevantes.

Ações educativas antecipam prevenção à Aids no carnaval

O Governo do Amazonas, em parceria com diversas organizações governamentais e não governamentais, promove até o dia 17 de fevereiro uma campanha educativa para alertar a população para medidas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e Aids durante o carnaval. O tema deste ano é “Não importa a sua fantasia, saia sempre nesse bloco: use camisinha”. A programação inclui visita dos técnicos da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, e de voluntários, às principais escolas de samba em Manaus e locais públicos de grande movimento. Nestes pontos serão distribuídos preservativos e material informativo. Os municípios do interior também irão realizar, por meio das secretarias municipais de saúde, ações de prevenção durante todo o mês de fevereiro. Para a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) disponibilizou 870 mil preservativos masculinos. Destes, 540 mil serão para distribuição exclusiva no interior do Estado.O principal foco das ações serão os jovens de 15 a 24 anos, incluindo gays e heterossexuais. De acordo com o Ministério da Saúde, este é atualmente um dos grupos da população mais vulneráveis à infecção pelo HIV e por outras doenças transmitidas por via sexual, incluindo as hepatites B e C.

De acordo com o coordenador estadual de DST/Aids, Noaldo Lucena, o uso do preservativo em todas as relações sexuais continuar a ser a principal recomendação. Ele diz que a população tende a relaxar quando à prevenção, especialmente porque pessoas com Aids têm vivido cada vez mais com o avanço dos tratamentos. O coordenador também destaca a importância do diagnóstico precoce e orienta as pessoas que tiveram comportamento de risco – relação sexual sem uso de preservativo, compartilhamento de seringas e outros objetos perfuro-cortantes – a buscar um dos Centros de Testagem e Aconselhamento para fazer o teste. Em todo o Estado há 52 Centros deste tipo funcionando em unidades de saúde. Em Manaus, existem oito, incluindo os instalados na própria FMT e na Fundação Alfredo da Matta. O teste é gratuito e o resultado sai em poucos minutos.

Atualmente 5.298 pacientes estão em tratamento na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.

Calendário de atividades da campanha:

 

Dia 03/02 – Sexta – 8h às 11h

Blitz de Prevenção – Avenida Djalma Batista com João Valério

 

Dia 05/02 – Domingo – A partir das 17 h

Quadra das escolas de samba: Reino Unido, Vitória Régia, Grande Família, Aparecida

 

Dia 10/02 – Sexta – 8h às 11h

Blitz de Prevenção – Avenida Pedro Teixeira com Constantino Nery

 

Dia 11/02 – Sábado – A partir das 16h

Blitz de Prevenção – Ponta Negra

 

Dia 12/02 – Domingo – A partir das 17h

Quadra das escolas de samba: Reino Unido, Vitória Régia, Grande Família, Unidos do Alvorada

 

Dia 14/0 – Terça – 9h às 12h

Presídio Feminino

 

Dia 16/02 – Quinta

Blitz de Prevenção – Terminal Rodoviário (9h às 11h30, 14h às 16h), Terminal 4 (16h às 18h)

 

Dia 17/02 – Sexta

Blitz de Prevenção – Manaus Moderna (9h às 10h30), Ponte Rio Negro (a partir das 9h), Relógio Municipal (17h às 20h), Terminal 1 (16h às 19h), Pontos de Prostituição (a partir das 23h)

 

Nota publicada no site – www.saude.am.gov

 

 

Rede APS

%d blogueiros gostam disto: